Dicas de Investimentos de Baixo Risco para se ter no planejamento financeiro

Se você quer começar a investir, mas está a procura de investimentos de baixo risco pelos quais você não corre perigo de perder tudo aquilo que você investiu assim de cara, hoje, nós trouxemos algumas dicas importantes para você, que poderão te ajudar a escolher entre investimentos de baixo risco e que te ajudarão a te dar um melhor planejamento financeiro, podendo ainda te fazer crescer no mundo dos investimentos.

Neste artigo, ao seguir essas dicas, você poderá se tornar um grande investidor de sucesso, começando pelo básico e depois que começar a levar jeito para o negócio, poderá obter uma boa rentabilidade.

Então, se você deseja saber mais sobre as dicas de investimentos de baixo risco que separamos para você, é só continuar ligadinho no artigo e prestar bastante atenção em cada uma das opções para que você escolha a que você acha que tem mais possibilidade de se dar bem.

  • Quais são os títulos do Tesouro Nacional?

Para quem deseja investir e receber rendimentos bons e sem nenhum esforço e ainda mais, sonha em fazer um investimento de baixo risco, pelo qual você não tem com o que se preocupar, pois sabe que receberá toda a sua quantia de volta, a primeira indicação que nós temos para te dar são os títulos do Tesouro Nacional e se você não sabia que é possível se investir no Tesouro Nacional, fique sabendo que isso é possível sim.

Ao investir no tesouro nacional, você estará fazendo um tipo de empréstimo do seu dinheiro para o governo.

Na data de vencimento estipulada, você estará recebendo o retorno do seu dinheiro, só que terá o acréscimo dos juros, ou seja, você receberá um valor mais alto do que o que emprestou, sendo esse um ótimo investimento, pois você terá o rendimento e ainda tem a certeza de que está investindo o seu dinheiro e que o receberá.

Logo, o Tesouro Nacional é subdividido em três diferentes títulos aos quais você pode escolher para investir, sendo eles o Tesouro Selic, o Tesouro Pré Fixado e o Tesouro IPCA.

Veja nos tópicos a seguir, as características relacionadas a cada um desses tipos de títulos do Tesouro Nacional e observe como é que cada um deles funciona.

  • Tesouro Selic

Ao fazer um investimento no Tesouro Selic, você praticamente não irá correr o risco de perder o seu dinheiro.

dicas-de-investimento-de-baixo-risco

Uma das características desse tipo de investimento, é que ele tem liquidez diária. Ou seja, quando um investimento possui liquidez, é possível que você esse investimento seja rapidamente transformado em dinheiro, ao qual você poderá utilizar no momento em que você quiser.

Além disso, esse tipo de investimento ao Tesouro Selic, que está relacionado a taxa Selic e que pode render bem mais que uma poupança, pode ser utilizado como um reserva para o caso de alguma emergência, seja de saúde ou de qualquer outro tipo.

  • Tesouro Pré Fixado

Além do título de Tesouro Nacional do Tesouro Selic, também existe um outro título de investimento conhecido como o Tesouro Pré Fixado, que antes, era conhecido como Letra do Tesouro Nacional.

Esse tipo de investimento, como o seu próprio nome já nos diz, é um investimento pré-fixado, ou seja, o rendimento ou a rentabilidade passa a ser definida a partir do momento em que o investimento é feito.

De forma mais explícita, ao dizermos que um investimento é pré fixado, estamos dizendo que a partir do momento em que é feito o investimento, você já conhece qual será a sua rentabilidade, ou seja, o total juros que você receberá somado ao valor que você investiu ou emprestou ao governo.

  • Tesouro IPCA

Já o tesouro IPCA, é aquela no qual oferece a você uma rentabilidade mista, ou seja. Você terá os juro somados entre o s juros fixos estabelecidos, que normalmente são de 2 % + o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) que é uma taxa que pode variar bastante.

Diferentemente do Tesouro Pré Fixado, ao qual você já fica ciente de quanto irá receber de volta, no Tesouro IPCA você não sabe qual será o valor final do seu investimento, ou seja, você não saberá quanto é que você irá receber em rendimentos até a data do vencimento.

Logo, como podemos ver, todos os três tipos de investimentos feitos no Tesouro Nacional são todos seguros, pois o dinheiro é emprestado ao Governo e você ainda recebe a garantia de que receberá o seu dinheiro de volta.

  • CDB (Certificado de Depósito Bancário)

O Certificado de Depósito Bancário é um tipo de investimento bem semelhante ao qual nós já falamos aqui, que é o Tesouro Nacional, pois com o CDB você empresta dinheiro também, mas nesse caso, o dinheiro não é emprestado para o Governo e sim, para uma instituição bancária.

Com isso, semelhantemente ao Tesouro Nacional, ao emprestar o seu dinheiro para o banco, você possui mais chances de recebê-lo de volta e mais, com juros atrelados, que trarão uma boa rentabilidade para você, sendo essa, mais uma ótima opção e investimento de baixo risco.

Porém, é preciso que você faça uma boa análise sobre os bancos, pois quando o dinheiro é emprestado a bancos de pouca estrutura, é capaz que você não receba seu dinheiro de volta e tenha um enorme prejuízo.

  • Fundos de Investimento DI

O Fundo de Investimento DI também é uma ótima opção de investimentos e uma das opções mais seguras de você investir o seu dinheiro. Com ele, você tem a possibilidade de emprestar o seu dinheiro a instituições públicas ou privadas, com uma renda fixa e receber o seu dinheiro de volta com juros, o que trará um bom rendimento a você.

  • O que significa LCA  e LCI?

Quando você empresta o seu dinheiro ao banco, é possível que você esteja emprestando para o LCA (Linhas de Crédito do Agronegócio) ou LCI (Linhas de Crédito Imobiliário).

Ao emprestar dinheiro para uma dessas linhas, você também recebe o seu dinheiro de volta com juros, porém, você não possui a chance de resgatar o dinheiro antes da data estipulada para vencimento.

Esse artigo foi produzido pela equipe do kontaazul.com.br 

Clique Aqui para ler outros artigos interessantes.