Vantagens e Desvantagens de Investir em Imóveis

Embora seja considerado muito rentável, nem sempre  investir em imóveis pode ser um bom negócio. Confira as vantagens e desvantagens desse tipo de aplicação.

Tipo como um dos mais rentáveis, o investimento em imóveis é, na maioria das vezes, muito seguro e lucrativo. Contudo, não dá para negar que o atual cenário brasileiro apresenta algumas instabilidades e incertezas que prejudicam, justamente, a rentabilidade e a segurança dos compradores – fatores que melhor representam a modalidade.

Por esse motivo, muitas pessoas têm se questionado se ainda vale à pena investir em imóveis.
Em suma, tudo depende dos propósitos do investidor, como, por exemplo, o prazo para os ganhos e o valor que pretende lucrar. A verdade é que não existe uma fórmula exata para os investimentos bem-sucedidos. Tudo depende da situação do mercado imobiliário.

Entretanto, para reduzir as chances de frustração e resultados negativos, alguns fatores podem ser levados em conta na hora de escolher o melhor imóvel para investir como o formato da propriedade, localização, condições de pagamento, etc.

Siga com a gente e confira a seguir algumas vantagens e desvantagens que envolvem o investimento em imóveis:

Vantagens de Investir em Imóveis

1. Segurança

Embora haja momentos de desaquecimento do mercado imobiliário, onde os imóveis ficam mais baratos para os compradores, é muito pouco provável que uma propriedade passe a valer menos do que o valor em que foi comprada. De fato, pode ser que não haja muita valorização no setor, dependendo da situação do cenário mas, ainda assim, os valores de venda serão superiores aos da compra, principalmente por conta das correções.

2. Lucratividade

Como mencionado anteriormente, não é possível garantir que a taxa de valorização de um imóvel seja alta mas, muito provavelmente, ela existirá. De fato, uma propriedade parada representa prejuízos ao comprador, já que caberá a ele custear as taxas de condomínios ou impostos. Em contrapartida, ao alugar o seu imóvel, é possível garantir mais lucros e rentabilizar ainda mais o investimento.

3. Elevação ou conservação do valor aplicado

De fato, na maior parte das vezes, a valorização de uma casa ou apartamento leva certo tempo. Mas, ainda assim, existem maneiras de garantir maior rentabilidade como, por exemplo, comprar uma propriedade com valor baixo e, investir em reparos e reformas para poder revende-la rapidamente por um valor mais alto.

Desvantagens de Investir em Imóveis

1. Dificuldade para alugar

Com certeza, para garantir mais lucros, o ideal é investir em uma propriedade e, logo depois, alugá-la a um terceiro. Bem, na prática, muitas vezes, esse processo não ocorre tão rapidamente quando o investidor espera. Em alguns casos, o imóvel fica vazio e consequentemente, deixa de trazer lucros ao comprador.

2. Encargos com impostos e manutenção

Sem dúvidas, um dos maiores contras de comprar um apartamento à venda em Moema para investir e não conseguir alugar ou vender se relaciona às contas, taxas e impostos, que nestes casos, se tornam encargos do proprietário.
Taxas de condomínio, contas de energia e IPTU são alguns exemplos dos custos que ficarão sobre responsabilidade do comprador, enquanto a propriedade não for oficialmente locada ou vendida.

3. Desvalorização

Embora seja absolutamente raro, é preciso mencionar que, em alguns casos, um imóvel pode sim sofrer uma desvalorização devido a alguns fatores como aumento no índice de criminalidade ou ausência de manutenção na região. Nessas situações, a melhor solução é sempre esperar o momento estratégico para vender ou alugar a propriedade.

Enfim, em resumo, a verdade é que investir em imóveis demanda alguns conhecimentos, principalmente, em relação ao mercado imobiliário. Isso porque, por mais que não se perca dinheiro, muitas vezes, a negociação pode não atingir as expectativas planejadas.

Gostou de saber das vantagens e desvantagens dos investimentos em imóveis?

Se esse artigo foi interessante para você, aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais. Com certeza, essas informações podem ajudar muitas pessoas que estão buscando formas de aplicar dinheiro com segurança e rentabilidade.